SOBRE OVOS, GALINHAS E REFLEXÕES

 


Tarde de domingo de outono, o sol se esparrama pelo quintal trazendo um calorzinho morno, sem a quentura sufocante do verão. Penso nos caminhos que me trouxeram para a rede estendida na varanda. Enquanto escuto os pássaros, revisito o desejo de estabelecer conexões mais simples, porém mais profundas. Nosso quintal é grande o suficiente para limoeiros, mexeriqueiras, bananeiras e galinhas. Como não entendemos do assunto, eu e meu marido decidimos ficar apenas com seis aves. Um galo e três galinhas caipiras. Um garnisé e sua companheira. Dizem que dois galos não podem dividir o mesmo quintal, mas por aqui, a coisa anda fluindo pacificamente. Quem canta primeiro é sempre o garnisé, pequeno, branco, parecendo de pelúcia. Muito seguro de si. O caipira é alto e desajeitado, mas também ocupa seu espaço. Na hora de comer, não tem para ninguém, ele vai primeiro. Observar o comportamento dos galináceos virou uma espécie de meditação. Observamos preferências e hábitos, andar em bando, banho de terra, brigas por descobertas apetitosas. De repente pouso os olhos no cercadinho de alvenaria que abriga o botijão de gás, do lado de fora da cozinha e vejo nossa garnisé. Ela tem deixado alguns ovos por ali que, rapidamente subtraímos para nossa panela. Neste dia, porém ela não saiu. Estranhei. Será que está doente? Tem medo? Cansou do galinheiro? Está chocando? Muitas foram as hipóteses. Sem conseguirmos comprovar.

Passados três dias e ela continuou por ali, sorumbática. Tomamos por certo de que estava chocando e precisava proteger a cria. Pautada no meu próprio ser friorento e, compadecida da pobrezinha ao relento, fiz uma cabaninha com papelão para protegê-la. Fiquei orgulhosa da minha iniciativa humanitária. No dia seguinte a cabaninha havia desabado e a coitada estava soterrada. Tirei o papelão com todo cuidado do mundo e ela não se abalou. Quis demonstrar afeto e aproximei minha mão da cabecinha delicada, ela fez menção de levantar as asas e ensaiou uma gritaria. Recuei. Pedi desculpas pois isso não é coisa que se faz com uma mãe empenhada em aquecer os futuros filhotes.

Sexta-feira chegou. Fui alimentar minha pequena população galiforme, eis que a pequena bate as asas e num rasante, finalmente abandona o ninho para comer. Eu aproveito a deixa e corro para ver os belos ovinhos que ela está aquecendo. Pasmem, quem ficou chocada fui eu! Ao invés de ovos, a galinha passou quase uma semana chocando umas bolinhas de argila que estavam no vaso e que, não sei como, a danada arrastou para o pequeno ninho que construiu. Recolhi tudo e ela não voltou mais. Ri muito da estupidez da pequena. Igualmente saí contando para quem quisesse ouvir a divertida história da galinha e os ovinhos de argila. Pois foi nesse recontar e pensar sobre o ocorrido que percebi quantas vezes eu mesma gastei energia em ovinhos de argila. Quantas vezes empenhei tempo e energia para pessoas e situações que não seriam um pinto na vida. Neste momento a história perdeu a graça, mas ganhou filosofia e decidi que pode até parecer clichê, entretanto a natureza tem muito para me ensinar se eu estiver disposta a aprender.

Comentários

Postagens mais visitadas